Projeto Educacional da Escola de Hotelaria de Fátima

A Escola de Hotelaria de Fátima materializa princípios e valores junto da sua comunidade escolar, no sentido do crescimento e promoção da exigência, da dedicação pessoal e profissional.

A EHF define-se como escola inclusiva que defende a igualdade de oportunidades no acesso à aprendizagem e integração escolar, assumindo como princípios e valores de atuação: • O respeito por si próprio, pelos outros, pela comunidade escolar e pela relação com o meio envolvente; • A responsabilidade social com a promoção de atitudes de solidariedade e entreajuda em toda a sociedade; • Autonomia, responsabilidade e postura ética nas suas vivências pessoais e profissionais, promovendo a sua transformação enquanto pessoa; • A ecologia e sustentabilidade como prática corrente na comunidade escolar em prol da defesa do meio ambiente e dos recursos naturais.

Proporcionamos a cada aluno a capacidade de ser proactivo e de ter consciência na sua relação de aprender e conviver com os outros numa sociedade cada vez mais exigente.

A vida diária da Escola de Hotelaria de Fátima vai muito para além das aulas. Pelo menos das aulas tradicionais e é por isso que apresentamos esta candidatura composta pelo e-Portfólio construído para o efeito, contendo uma amostragem das atividades e das práticas educativas mais marcantes ao longo do último ano, espelhando e ilustrando o nosso dia-a-dia.

Temos no ADN da Escola a marca clara da preparação pedagógica focada para o mundo real, o mundo do mercado profissional onde muitos destes alunos irão começar assim que terminem os seus cursos. Mas muitos deles também prosseguem os seus estudos superiores académicos, motivo bastante para continuarmos a senda deste Projeto.

Entendemos que a educação não se resume à busca de um conhecimento e práticas estanques, mas deve constituir um motor que inspire o interesse pela busca, entendendo então, a utopia pedagógica, como algo aberto, dinâmico, em construção, em que alunos, professores e parceiros profissionais têm um papel fundamental. Veiculamos uma pedagogia transformadora, que procura ainda, na transmissão dos saberes e práticas, uma dimensão projetiva, ou seja, não se satisfaz em descrever as práticas educativas e apontar as falhas para um melhor funcionamento mas é uma pedagogia que combina a forte inserção na realidade e também estimula a capacidade de imaginar novos cenários profissionais.

Esta vivência de Projeto Educacional é permanente, faz parte do dia-a-dia e do planeamento natural das nossas calendarizações de funcionamento. O conjunto das atividades tem sido melhoradas e aperfeiçoadas ano após ano, introduzidas variantes e estimulada a criatividade dos alunos dos vários Cursos que lecionamos por forma a ter o mais possível de integração e espírito comum.

É-nos por isso natural dizer, e facilmente se verifica, que a preparação dos nossos alunos para o mundo do trabalho é a mais completa possível.

Temos centenas de horas de interação com empresas, entidades, instituições, nas mais variadas áreas, da Cozinha à Pastelaria, Padaria, Turismo e Animação, Receção e Bar, que colaboram também ativamente nos serviços que prestamos ao exterior, constituindo uma forma adicional de sustentabilidade deste Projeto. Ademais temos muitas destas empresas da região na constituição do nosso Conselho Consultivo.

As áreas da Hotelaria são o nosso core business, tanto mais que o caminho de especialização desta Escola começou há 10 anos. É puramente uma Escola de Hotelaria, com o orgulho de ostentarmos prémios, distinções e certificados num panorama regional e nacional muito competitivo.

Mas temos ido sempre para além disso, encimando também como missão da Escola o “Dar Mundo” aos seus membros, tendo estipulado claramente um objetivo anual de colocação de 10% dos nossos alunos em estágios no estrangeiro, um pouco por toda a Europa.

Incorporamos a inovação na raiz da nossa atividade, porque uma das funções de uma escola é estar intimamente ligada ao mercado empresarial, rápido e dinâmico, pelo que constantemente indagamos esse mesmo mercado tentado perceber a carência de profissionais qualificados. Fomos disso exemplo sendo pioneiros no panorama nacional, quando num trabalho conjunto com o Turismo de Portugal, a Escola de Hotelaria de Fátima criou e propôs como nova oferta formativa, o curso Profissional de Pastelaria/Padaria de nível 4, sendo agora uma oferta formativa disponível a todas as Escolas Profissionais do país.

E por fim, não menos importante, de referir a nossa preocupação com a vertente solidária. Atentos ao desperdício alimentar mas sobretudo a algumas necessidades que verificávamos do ponto de vista social das famílias, também desenvolvemos projetos onde integramos estas vertentes, como a Arca Solidária.

A ligação da Escola com a Família é para nós um ponto-chave de integração dos nossos alunos, tentando esbater fronteiras sempre que possível e tendo desenvolvido ao longo dos anos mecanismos de maior envolvimento, cujos exemplos são também ilustrados neste e-Portfólio.

Terminamos esta apresentação com a menção de que a Escola de Hotelaria de Fátima, é hoje e à data, uma das únicas 8 escolas a nível nacional certificadas com o selo de garantia da qualidade, atribuído pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.), que certifica que o seu sistema de garantia da qualidade se encontra alinhado com o quadro EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training).

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now